Zezé Di Camargo & Luciano-20 anos, 20 álbuns
Zezé Di Camargo & Luciano - 20 anos, 20 álbuns

Quem conta duas décadas de expediente intenso no palco pode se dar a chance de gravar um CD com um pé no estúdio e outro diante do calor das grandes plateias, não pode? E pode trafegar por estilos musicais diversos, sem qualquer tensão de ser rotulado como representante desta ou daquela tendência, é claro que pode. É isso, afinal, que nos afaga a alma e o orgulho de ser brasileiro.

Assim é que Zezé Di Camargo e Luciano vão do forró ao hit romântico, da viola à percussão capaz de eletrizar coreografias, dos agudos amplificados pela potência vocal ao afeto quase cochichado ao pé do ouvido, com uma participação muito querida, mais do que especial, de Paula Fernandes. Está tudo aí, no 20º álbum dos irmãos goianos, o primeiro na esteira de tantas comemorações em torno de seus 20 anos de estrada e que também rende agora o lançamento de um DVD. Com um adendo: este é o 20º disco, sem contar os dois álbuns em espanhol e as coletâneas espalhadas pelo caminho.
Das 14 faixas aqui presentes, seis foram registradas em estúdio e oito aconteceram sob o testemunho dos convidados presentes ao Golden Hall, no WTC, em São Paulo, no dia 13 de setembro de 2011, quando a dupla realizou show em celebração a duas décadas de uma carreira pra lá de bem-sucedida.
Chegar ao repertório final pede pura intuição. “O que me convence é a música, independente do gênero”, conta Zezé. “Este CD está mais para cima, mas não é nada proposital. Foi acontecendo. Tem lá ‘Sonhos de Amor’, com um arranjo que te chama para dança. Tem ‘Criação Divina’, que faz você refletir. Enfim, o repertório aconteceu. Tem música de minha autoria que nem parece feita por mim, como ‘Fechou o tempo’”. Aliás, “Sonhos de Amor” (de Michel Sullivan e Paulo Massadas) desembarcou nas rádios em 10 de fevereiro e figura entre as mais tocadas do Brasil.
“A princípio, não teria o CD de inéditas”, lembra Luciano. “Iríamos fazer um DVD e um CD com músicas do DVD. Depois, decidimos lançar. Seria a primeira vez que não teríamos um CD inédito e isso não poderia acontecer”, emenda. “É um CD que traz quatro composições do Zezé” - “Sou o seu amor e você é a minha vida”, “Fechou o tempo”, “As coisas mudam” e “Eu quero é mais”.

Paula Fernandes e Eduardo Lages: bem-vindos

Entre os destaques que Zezé gosta de citar do novo CD, aliás, está a própria “Sou o seu amor e você é a minha vida”. “Foi um “momento de muita inspiração, de sentir: é esta a música’”, conta.
E chama também atenção para "Criação Divina", “música do César Lemos, que é um gênio, um grande poeta e que traz a participação da Paula Fernandes”. “A Paula é uma parceria já estabelecida. Não é um encontro comercial. É transcendental, é de alma, de encontros de poetas, de amigos...”, atesta Zezé, que já conhecia a nova revelação da música brasileira antes mesmo que a fama a encontrasse. “Conheci a Paula antes de ela fazer sucesso. Mostrava o CD dela para todo mundo. A Paula já cantou em nosso show em BH (MG), muito antes deste sucesso todo. Eu já tinha feito o convite. Neste meio tempo, ela estourou no Brasil inteiro e acabou participando do nosso DVD e do CD agora.” Zezé rememora a canção “Pra você”, de sua autoria, gravada por ela, que foi a mais tocada no Brasil no ano passado. “E agora ela gravou outra música minha, ‘Eu sem você’”.
Com o maestro Eduardo Lages ao piano, tem “Labirinto” (Paschoal/Cesar Capela), outra faixa que Zezé destaca. “Ele é responsável por grande parte dos arranjos e já participou de muitos shows nossos”, fala Zezé, autor da ideia de convidá-lo para a ocasião. “Foi um presente contar com este detalhe neste CD.” Lages, famoso maestro do rei Roberto Carlos, comparece também na faixa “Em algum lugar do passado” (de Alexandre e Darci Rossi). “Foram tantas emoções”, brinca Zezé. Lages participou também do DVD em quatro canções.
Outra faixa que merece ouvidos atentos é “Tudo deu em Nada” (de Carlos Narea e Roque Narveja em versão de César Augusto), “que é uma historinha de amor”. “Você viaja, se imagina tomando o vinho e tudo mais o que a música fala...”, cita Zezé.

Brasil na estrada
Até frase digna de para-choque de caminhão o CD é capaz de inspirar. Vide o verso “Meu coração tá pra negócio, só não faz quem não quer”, uma celebração de entrega na faixa “Eu Tô na Pista Eu Tô Solteiro” (de Felipe, Flavinho Alencar e Edson). O repertório se completa com “Não tem Graça” (de César Augusto e Cecílio Nena), gravada em estúdio, “Eu Assumo” (de Carlos Randall e Danyma), também registrada em estúdio, “Bola de Fogo” (de César Augusto e Bozzo Barretti), outra de estúdio, mais uma ao vivo: “Meu neném, Meu Bebê,minha vida”, de Tivas e Ivan Medeiros.
E, 20 anos depois de terem sido abençoados por “É o Amor”, ainda é possível sentir frio na barriga? “Não tem emoção maior do que o artista saber que as pessoas o acompanham cantam letra por letra. Acho que esta sensação vai existir sempre”, confirma Zezé. “Porque fazemos por amor. Hoje em dia, fazemos show mais por amor àquilo que Deus colocou na nossa vida, que é o dom de cantar. Cantar é tudo para gente. Cada show parece que é o primeiro. Quando alguém me pergunta: ‘O que você quer fazer nos próximos 21 anos?’ Respondo: ‘Cantar’”.
Aqui, Zezé se permite declamar um poema criado há quatro anos.
"Um dia me vieram à cabeça
algumas palavras.
Eu as coloquei num papel
e vi que aquelas palavras
eram uma poesia,
uma poesia que falava exatamente como eu sou
exatamente como eu penso
exatamente como eu quero que você me conheça.

Quando eu nasci,
Deus me deu uma sublime missão:
Falar do que o povo sente,
das coisas do coração.
Me fez amigos das rimas, das noites, das madrugadas
Me deu o dom de escrever
e esta voz abençoada.

Ele me deu o amor das pessoas,
e desse amor sou submisso.
Porque o homem é feito de sonhos,
ideais e compromissos.
Sou poeta das coisas simples,
pois a vida me ensinou.
Eu já falei de terra, mar, bem-te-vi e beija flor.
Já contei muitas histórias,
cotidiano banal.

Sou matuto,
sou do mato, rio em curso natural.
Tem gente que não gosta,
fala mal do que nem viu.
Mas quem critica o que canto
Não conhece o Brasil !!!

Departamento de Imprensa Sony Music
Guilherme Saltini - Sp
 
Divulgue o seu artista, seus produtos, sua festa de peão, sua balada em nosso canal
COUNTRY CLUB TV
Entre em contato conosco!
 
 

Country Club Brasil ©2006 - Todos os direitos resevados