Paula Fernandes lança CD e DVD "Encontros pelo Caminho”
PAULA FERNANDES - “Encontros pelo Caminho”

Nessa longa estrada da vida de artista, Paula Fernandes já abriu diversas trilhas desde os oito anos de idade e leva na bagagem a essência, a memória da terra natal, Sete Lagoas, na Serra do Cipó em Minas Gerais, um respeitável histórico de parcerias com outros artistas de peso e um baú de novidades.

Seu novo trabalho, “Encontros Pelo Caminho”, em DVD e duas versões em CD (um duplo e outro simples), reúne flashes de outras viagens, flagrantes de uma vida tranquila, a segurança de uma precoce maturidade artística e o desapego a rótulos e estilos, com um ponteiro indicando desvios da via principal para novas possibilidades sonoras.

Entre canções próprias inéditas – “Canção do Caminho” e “Depois” (parceiras com Márcio Santini e Victor Chaves respectivamente) – e material recolhido de diversos shows, videoclipes, CDs e programas de televisão, gravados entre 2008 e 2014, Paula Fernandes divide o microfone com Shania Twain, Victor & Leo, Dominguinhos, Juanes, Renato Teixeira e Sérgio Reis, Zezé Di Camargo, Michael Bolton, Hebe Camargo, Leonardo, Zé Ramalho, Eric Silver, Marcus Vianna e Michel Teló, entre outros. Há também um dueto póstumo com Frank Sinatra numa versão jazzística em inglês do clássico “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), de 1957, chamada “Brazil”. “O convite do dueto partiu da família de Sinatra. Eles queriam a minha participação na homenagem ao seu centenário. Me senti lisonjeada com esse convite”, diz a cantora.

Ao lado de diversos parceiros, ela também canta com notável versatilidade outros clássicos da música brasileira e internacional, como “Tristeza do Jeca” (Argelino de Oliveira), “Romaria” (Renato Teixeira), “Tocando em Frente” (Almir Sater/Renato Teixeira), “Over the Rainbow” (Harold Arlen/Edgar “Yip” Harburg), com Michael Bolton, e “You’re Still the One” (Shania Twain/Robert John Lange). Paula, que em 2007 gravou um disco inteiro de música pop em inglês, continua equilibrando canções nesse idioma e em português e até espanhol. Como em “Highway Don’t Care”, com Tim McGraw, “Humanos a Marte”, com Chayanne, e “Hoy me Voy”, com Juanes.
Além de ser uma das cantoras mais populares no Brasil desde o início deste século, Paula também conduziu sua carreira por caminhos fora do País. Um dos encontros mais significativos, em Las Vegas, foi com Shania Twain, cantando um clássico do pop e do repertório da canadense, “You’re Still The One”.

Há várias semelhanças entre elas, que até fazem aniversário no mesmo dia, 28 de agosto. “Foi uma experiência muito marcante. Ela é uma das grandes inspirações musicais, e sou fã desde minha adolescência. Foi a realização de um sonho cantar ao lado dela. O público brasileiro recebeu muito bem essas parcerias com as cantoras – elas cantando em inglês e eu cantando as versões em português que eu mesma tive a honra de fazer”, conta a mineira, referindo-se também a Taylor Swift, cujo dueto ‘Long Live’ entrou em seu álbum anterior, “Meus Encantos”.

A estrada tem um simbolismo forte em “Encontros pelo Caminho”, desde o projeto gráfico do álbum, no vídeo inédito que abre o DVD e em canções marcantes como “Caminhoneiro” (“Gentle on My Mind”) (John Hartford/versão de Roberto Carlos) e “Tocando em Frente”. Hebe Camargo até diz no final da gravação do dueto “que bom ser estrada como você”, referindo-se à letra da canção de Almir Sater e Renato Teixeira. “Estrada em minha vida de artista significa oportunidades, caminhos a traçar e espaços a se conquistar”, diz a cantora.
É notável o cuidado com a qualidade técnica em todo o DVD, tanto nas imagens como no áudio. Paula acompanhou todo o processo de escolha dos vídeos e dos fonogramas e diz que costuma dar opinião em tudo. “Além desse cuidado na produção dos produtos, administro minha própria carreira, porque assim consigo imprimir minha essência em tudo. E isso é muito importante, pois mostro um trabalho mais real, que tem mais a minha cara. Meu show ‘Um Ser Amor’, por exemplo, é a primeira de muitas produções totalmente dirigidas por mim e pela minha empresa, a Jeito de Mato.”

Com esse projeto, Paula quis mostrar que não é apenas uma cantora de música sertaneja. “Sou uma intérprete e compositora de música popular brasileira. Além disso, acredito que esse projeto é uma reflexão sobre minha carreira, porque reúne colaborações muito marcantes de toda minha trajetória”, diz ela. “Esses encontros sempre me enriquecem e contribuem para meu aperfeiçoamento tanto profissional quanto pessoal, além de me ajudar a fazer uma música que ultrapassa barreiras, que não fica presa a rótulos de estilos musicais”.

Paula Fernandes voltou a Sete Lagoas para gravar o vídeo que abre o DVD, “Canção do Caminho”, em atmosfera que inspira sossego. “Esse clima de serenidade e tranquilidade é determinante porque tem a ver com os lugares que gosto de estar para descansar, para ter tranquilidade e praticar meus hobbies como andar a cavalo. É nesse ambiente aí que reponho as energias e tenho contato com a mãe Terra.”
Dividida entre o sertão e os centros urbanos, ela segue tocando em frente com o cuidado de olhar pelo retrovisor e avaliar suas conquistas. “Cresci ouvindo e cantando música sertaneja de raiz, da qual me orgulho muito”, diz. No vídeo em que canta com Shania, há uma citação do poeta português Fernando Pessoa (“somos do tamanho dos nossos sonhos”). Paula diz que se identifica bastante com essa ideia. “Já realizei muitos sonhos, mas ainda tenho muitos outros a realizar. Sei que tenho uma longa estrada a percorrer. Não tenho medo de arriscar e de seguir o que o meu sentimento manda. Sou do tamanho dos meus sonhos porque descobri que, além de sonhar, posso conquistar tudo o que desejar, com garra, força de vontade e sem jamais desejar o que não seja realmente meu”, acredita. "E assim caminho, por estradas de chão, de asfalto ou de nuvens, em busca dos céus que meus sonhos puderem alcançar".

Setembro 2014 - Lauro Lisboa Garcia
Jornalista e Pesquisador musical

Universal Music Brasil :: Departamento de Imprensa
Kélita Myra/ Hercilia Castro (Bribba)/ Luciano Oliveira/
Simone Barbosa

Assessoria de Imprensa Paula Fernandes
Milena Ootuca/ Amanda Bruschi/ Kátia Almeida

Assessoria de Imprensa Jeito de Mato: Arielle Mansur
 
Divulgue o seu artista, seus produtos, sua festa de peão, sua balada em nosso canal
COUNTRY CLUB TV
Entre em contato conosco!
 
 

Country Club Brasil ©2006 - Todos os direitos resevados