Almir Sater e Renato Teixeira lançam em parceria CD "AR"
Almir Sater e Renato Teixeira - AR

Em um tempo no qual a pressa parece ser, cada vez mais, inimiga da perfeição, há quem ainda consiga manter a qualidade de seu trabalho permitindo que ele amadureça naturalmente, sem pressões.

Almir Sater e Renato Teixeira seguiram tal premissa em AR, álbum que reúne pela primeira vez os dois amigos e artífices da música de raiz. Da ideia até seu lançamento, passaram-se seis anos. Foi o tempo necessário para canções serem compostas, letras buriladas e arranjos dando às dez faixas a emoção que cada uma delas merecia.

Não há nenhum tipo de concessão. Basta dizer que a maior parte do repertório é inédita, e grandes clássicos nascidos desta união – entre eles “Tocando em Frente” e “Um Violeiro Toca” – estão fora do projeto. “Esse disco nasceu da vontade de fazer novas canções.

Não queríamos seguir caminhos já percorridos. Trabalhar com Almir durante três décadas tem sido muito prazeroso e, mais do que isso, somos criadores”, ressalta Renato, que despretensiosamente deu início aos trabalhos. Ele mostrou ao amigo três músicas: “A Flor que a Gente Assopra”, “A Primeira Vez” e “O Amor Tem Muitas Maneiras”. Ao ouvi-las, Almir respondeu: “Renato, com essas músicas começamos nosso disco hoje”.

As faixas começaram a ser gravadas nas casas de ambos, moradores da Serra da Cantareira, cenário bucólico entranhado no caos e na urgência de São Paulo. Almir assumiu a produção do álbum e convidou o conceituado produtor americano Eric Silver para dividir consigo a função. “A partir daí ficou mais fácil, porque ainda estávamos tentando achar um caminho para o disco. Conseguimos construir uma unidade sonora gravando de maneira quase artesanal”.

Gravações adicionais foram feitas em Nashville, no Tennessee, berço da música country, mantendo o espírito caseiro característico do projeto. “D de Destino abre o álbum”. E parece não ser por acaso.

Almir decidiu fazer uma música com seus principais parceiros, Renato e Paulo Simões. A letra tem trecho que parece retratar bem o que este álbum, tão na contramão dos nossos dias, significa: “Mas quem leva certeza no meio do peito não teme empreitada que virá”.

Na sequência vem “Espelho D'água”, gravada anteriormente por Rodrigo Sater e que agora pode ser ouvida nas vozes de seus autores. O irmão de Almir é co-autor de “Bicho Feio”, de forte acento country e com letra versando sobre lendas brasileiras. “A Primeira Vez”, ‘A Flor que a Gente Assopra” e “O Amor Tem Muitas Maneiras” são só de Renato, mantém o lirismo típico de seu compositor. O amor é a temática central de “Juro” e “Amor Leva Eu”, esta última também assinada por Silver. “Peixe Frito” - só de Almir - e “Noite dos Sinos” garantem o clima de festa do projeto.

Almir lembra que a tônica foi de montar um repertório com matizes diversos. “Apesar de sermos parceiros, temos estilos particulares. Foi possível deixar os dois bem evidentes”. Renato também está satisfeito com o resultado. “Todas essas músicas têm a cara da gente e condizem com a história que trilhamos juntos há mais de 30 anos. Nossos admiradores saberão que ele foi feito com o amor de sempre”, afirma Renato. Ele lembra serem raros discos reunindo grandes parceiros na MPB. Tom Jobim e Vinicius de Moraes e Roberto e Erasmo Carlos, por exemplo, nunca dividiram um álbum. Mais um motivo para celebrar este lançamento. Se depender da dupla, é só o começo. Como eles já disseram em “Tocando em Frente”, “é preciso a chuva para florir”.

Renato Vieira
Dezembro de 2015

Universal Music Brasil :: Assessoria de Imprensa
Kélita Myra/ Hercilia Castro (Bribba)/ Luciano Oliveira
www.facebook.com/umusicbrasil :: www.instagram.com/umusicbrasil
www.twitter.com/umusicbrasil :: snapchat: @umusicbrasil
 
Divulgue o seu artista, seus produtos, sua festa de peão, sua balada em nosso canal
COUNTRY CLUB TV
Entre em contato conosco!
 
 

Country Club Brasil ©2006 - Todos os direitos resevados