Entrevista exclusiva com a Cantora Roberta Miranda
Sobre “Os Tempos Mudaram”:
Dos 30 anos de carreira de Roberta Miranda, por pelo menos 25 a Rainha do Sertanejo reinou soberana. Só que não é nem foi algo que a agradasse - ela queria que o caminho aberto com o platinado álbum de estreia, em 1986, fosse trilhado por mais mulheres. Este CD duplo e DVD, gravado em São Paulo, "Os Tempos Mudaram", é mais que comemoração de três décadas de estrada - desde o título, é um documento do empoderamento feminino no universo da música do campo.
Conversamos com a rainha do sertanejo, direto do quartel general da Sony Music, em um bate papo direto e descontraído sobre o seu novo trabalho que está nas lojas de todo Brasil e nas plataformas digitais.
Country Club Brasil – No novo DVD, existem 7(sete) canções inéditas, você pretende colocar no repertório do seu show, trabalhar elas nas rádios? Você tem muitas letras guardadas?
Roberta Miranda – Tenho muitas letras guardadas para serem gravadas. Tudo foi muito bem pensado neste DVD, mas nós já estamos trabalhando em relação a isso, inclusive em relação em fazer uma canção inédita para a Marília Mendonça cantar junto comigo que foi “Os Tempos Mudaram” que inclusive está estourada, entrou na lista da Billboard Brasil, mas tem outras canções como “Abandono”, tem “Manda um Beijo pra Ela” que inclusive essa música é um forró, que pra mim fez sucesso na internet, nas redes sociais, onde as pessoas estão dançando, mas ainda temos “O Meu coração disse sim”, “Pecado de Amor”, “Canalha encantador”, “Coisas que não voltam mais”. Mas no geral não foi nada programado, vocês estão aqui hoje e o tema é esse, eu não faço isso, eu faço música.
Country Club Brasil – Roberta, você tem mais de 400 músicas gravadas, como se monta um repertório pro DVD de 21 músicas?
Roberta Miranda – 400 não, mais de 430 músicas, ai cara, massacra a cabeça da Roberta, uma tortura na hora de montar um repertório, porque o problema vai além de ter muitas canções gravadas e sim de ter muitos sucessos gravados graças a Deus. Mas ficaram de fora sucessos como “De igual para igual”, “Maria”, “Sol da minha vida” e muitas outras canções que o público canta comigo no show e você tem que resumir em 20 canções, é sempre uma angústia, é um parto de verdade, você fica sem dormir, fica ansiosa, nervosa, uma loucura (risos).
Country Club Brasil – Além do lançamento do novo CD e DVD, tem mais novidades para este ano?
Roberta Miranda – Temos sim, vem vindo como novidades um filme e um livro, que já está atrasado, inclusive por culpa minha, porque eu trabalho muito. Eu acho que eu sou uma artista diferenciada, porque a vida inteira, não é de hoje, você pode ir na minha casa de segunda a segunda que em raros momentos você irá me encontrar, eu sempre estou trabalhando, eu trabalho com outros projetos, temos projetos educacionais, já até levei pra Angola, infelizmente não deu certo por outros motivos, eu trabalho com a música, eu trabalho com produção, são muitas coisas e fora isso ainda tenho a minha vida pessoal, então essas novidades atrasaram muito, mas estes são os projetos atuais, inclusive ontem estava aqui o diretor me ligou, mas toda aprovação eu irei dar o Ok ou não. E paralelamente para minha surpresa, serei a embaixadora da escola de Samba Dragões da Real para o ano que vem e eles estão fazendo um carro especial contando a história da música sertaneja, desde o sertanejo raiz até este novo sertanejo e conta com a mudança que em que a Roberta Miranda fez que vai ter este espaço bastante especial para mim.
Country Club Brasil – Como foi escolher e trabalhar com o produtor Laércio da Costa para a produção do novo DVD.
Roberta Miranda – Bom, eu procuro sempre estar me atualizando, me reciclando em relação a música, quanto ao Laércio, ele foi indicada pela minha empresária Célia, eu a princípio fiquei meio assim, ele é meio moderno, vai descaracterizar a Roberta Miranda, mas isso não aconteceu, estivemos juntos todo o momento, música a música, eu gosto disso, tira isso, não faz aquilo, ele é muito bom naquilo que ele faz e as modas sertaneja, referenciar esses hinos foi o Caixote que fez, mesclando todo o trabalho e o resultado impar este DVD, ficou lindo, maravilhoso.
Country Club Brasil – Que você é a rainha do sertanejo todos sabemos, mas sair do cenário do DVD em um castelo “A majestade, o sabia” foi sensacional. De quem foi a concepção do cenário e se você também participou dos detalhes.
Roberta Miranda – Isso foram dos meninos que são meninos da HIT Music, o Tiago é um gênio junto com sua equipe, tanto é que montaram o maior palco do mundo, então ele idealizou que o castelo que seria a consagração é da rainha e colocaram seis clarins de cada lado do palco, a flâmula enorme escrito rainha Roberta Miranda e eu retirei, disse não quero isso, isso vai passar muita prepotência e eu não faço isso, talvez por tudo que eu passei, minha formação familiar que eu tive, não tinha porque deixar do jeito que estava, então o máximo que deixei foi o castelo com meu nome e batemos o martelo que todas as mulheres são rainhas. Eu parto de um princípio que a vida me ensinou que temos que passar por aqui e deixar saudade. E o que deixamos nessa terra é saudade, o bem que a gente fez é isso, todos vamos para o mesmo lugar, então fica o respeito ao meu público sempre.
Country Club Brasil – Como partiu a ideia de se convidar todas essas mulheres (cantoras, duplas) do new sertanejo que estão estouradas e como foi adequar cada canção do repertório para elas.
Roberta Miranda – tudo que eu sempre batalhei na música sertaneja em toda minha carreira, pelas mulheres na música, o resultado está aí, depois da Paulinha (Paula Fernandes), agora as minhas sementinhas amadas estouraram pelo Brasil. A Marília cantou comigo “Os Tempos Mudaram”, Day & Lara “Boate Azul”, Naiara Azevedo a canção ”Doí”, Simone & Simaria “São tantas coisas”, Solange Almeida “Meu Dengo” e Maiara e Maraisa “Vá com Deus”. Sou muito grata por este momento, o mundo sertanejo agora tem muitas vozes femininas e eu estou muito feliz por isso.
Country Club Brasil – Porque demorou tanto tempo para as mulheres do sertanejo aqui no Brasil a chegarem ao topo do sucesso, você que é a rainha do sertanejo e que em 1986 no seu primeiro LP conseguiu vender mais de 1,7 milhão de cópias e sempre esteve nas paradas de sucesso, sempre defendeu a bandeira da música sertaneja, como você se sente depois de passar por tudo isso, a chegada dessas talentosas duplas e cantoras neste novo momento.
Roberta Miranda – Sim, eu passei por tudo isso, mas o mais importante, que me deixa em paz é eu ter ido para as rádios, jornais, Tvs e dizer cadê a mulher no mundo sertanejo, aonde está a voz feminina, chega da dupla ou não dominar esse mundo, eu percebi que fora do Brasil nos EUA e em outros países existem muito mais vozes femininas do que tinha aqui no Brasil, na música country também. Ao contrário daqui tinha muitas cantoras e aqui no Brasil o MPB tinha muitas mulheres cantando a sua música, porque o sertanejo não tinha, onde estavam essas meninas já que o Brasil é repleto de talentos. Então eu comecei a brigar muito, desde lá o começo eu sempre abracei essa bandeira, briguei muito por isso e isso, sempre percebi que todo ano as gravadoras elas se empenhavam em fazer uma Roberta Miranda e isso durou 25 anos, aí chegou a Paulinha (Paula Fernandes), oba está entrando mulher para o mundo sertanejo e agora graças a Deus estamos tendo este momento bonito com todas essas talentosas meninas do new sertanejo e vem muito mais coisa boa vindo por aí.
Agradecimentos especiais – Assessoria de Imprensa Sony Music – Gabriela Carvalhal
Assessoria de Imprensa Roberta Miranda – Luana Lazaro
Discografia Roberta Miranda 1986 – Roberta Miranda – Volume 1 1987 – Roberta Miranda – Volume 2 1989 – Roberta Miranda – Volume 3 1990 – Roberta Miranda – Volume 4 1992 – Roberta Miranda – Sol da minha vida 1993 – Roberta Miranda – Volume 6 1994 – Roberta Miranda – Volume 7 1995 – Roberta Miranda – Volume 8 1996 – Roberta Miranda – Volume 9 1997 – Roberta Miranda – Vida 1998 – Roberta Miranda – Paixão 1999 – Roberta Miranda – Caminhos 2000 – Roberta Miranda Ao Vivo – A majestade, o sabiá 2001 – Roberta Miranda – Histórias de Amor 2001 – Roberta Miranda – Tudo isto é fado 2002 – Roberta Miranda – Pele de amor 2004 – Roberta Miranda – Ao vivo 2004 – Roberta Miranda – Alma sertaneja 2005 – Roberta Miranda – Acústico 2008 – Roberta Miranda – Senhora Raiz 2010 – Roberta Miranda – Sorrir faz a vida valer 2011 – Roberta Miranda – Boleros 2013 – Roberta Miranda – 25 anos ao vivo no estúdio 2014 – Roberta Miranda – Roberta canta Roberto 2017 – Roberta Miranda – Os tempos mudaram
Divulgue o seu artista, seus produtos, sua festa de peão, sua balada em nosso canal COUNTRY CLUB TV
Entre em contato conosco!